Mulher encontra lista de desejos do irmão morto com pedido para publicar poemas: ‘escreveu já doente’


Márcio Fragoso morreu aos 60 anos por complicações da Covid-19, em Santos, no litoral de São Paulo. Os outros pedidos não foram revelados pela família. Tânia Fragoso (foto) quer publicar poemas do irmão após encontrar pedido em carta póstuma
Arquivo pessoal
Uma mulher, de 58 anos, encontrou uma lista póstuma de desejos do irmão, morto em 2021 por complicações da Covid-19, e sonha com a publicação de um livro com poemas e crônicas dele. Ao g1, a artesã Tânia Fragoso contou, nesta terça-feira (25), que o parente deixou uma carta com este e outros pedidos antes de morrer. “Eu tenho certeza que ele escreveu [a lista] já doente”, disse.
Márcio Fragoso morreu aos 60 anos, em agosto de 2021. Tânia encontrou a carta dois meses depois, no apartamento dele em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a artesã, a publicação do livro é como uma ‘missão’ dada pelo parente. A família não divulgou os outros pedidos póstumos do homem.
“Um dia eu estava sentada aqui em casa tentando trabalhar e surgiu uma vontade gigantesca de ir até o apartamento dele, coisa que eu estava evitando”, lembrou Tânia, que era vizinha de Márcio. “Parecia que eu estava sendo guiada.”
Márcio Fragoso escreveu uma carta antes de morrer pedindo que a família reunisse os escritos dele e os publicasse em um livro
Arquivo Pessoal
A lista de desejos
A artesã contou que o irmão não chegou a tomar a vacina contra a Covid-19 e que ele também não tomava as medicações indicadas para o tratamento da doença. Segundo Tânia, enquanto estava internado, Márcio pediu para que ela cuidasse do apartamento dele. A mulher ficou encarregada de diversas tarefas no imóvel e, após a morte do parente, tentou se desfazer de determinados pertences.
Ela contou ter encontrado uma bermuda do irmão em um dos dormitórios do apartamento e cheirado a peça de roupa, ato que Márcio comentava que ela faria após a morte dele. “Foi exatamente o que fiz.”
A mulher relatou que, ao pegar a bermuda, sentiu a textura de um objeto dentro do bolso: a carta póstuma. Entre os pedidos de Márcio, o livro. “Se puderem, façam um esforço em conjunto para publicar meus escritos em uma editora. Busquem orientação para organizá-los”, escreveu ele.
Segundo Tânia, o irmão escreveu poemas de diversos temas, assim como crônicas e outros gêneros textuais. A carta também apresentava mensagens à família, que ficou impressionada com o ato de Márcio, além de outros pedidos – não divulgados – aos outros dois irmãos e à filha dele, de 22 anos.
“Todo mundo procurou respeitar [os pedidos], e ele fala coisas lindas na carta também. Era intenso e tudo que escrevia era lindo demais”, contou Tânia. “Eu tenho certeza que ele escreveu [a lista] já doente. Já não estava em condições de escrever e tinha uma letra linda.”
A missão
A família conseguiu uma proposta de uma editora de Santos para publicar o livro, com a média de custos entre R$ 12 e R$ 15 mil. Segundo a artesã, uma vez que ainda não possuem a quantia, os familiares próximos reuniram outros parentes e amigos para ajudar na arrecadação.
“Desde o começo eu sempre tive certeza de que esse livro iria sair, porque tem uma força tão grande e um desejo tão grande [disso acontecer]”, desabafou a mulher.
Segundo Tânia, os temas dos textos de Márcio variam entre amor, família, política, dicas de gramática e até a Covid-19. Ela relatou que um dos poemas, inclusive, será transformado em canção e apresentado no dia da publicação da obra, que ainda não foi definido. “Nossa intenção é que meu filho [que é artista] toque essa música para homenageá-lo.”
Márcio, Tânia e outros dois irmãos, Gláucia e Marcelo Fragoso
Arquivo pessoal
Trechos
Livro – Livrai-nos da vossa falta / Prendei-nos em vossa pauta / Contai um segredo ao mundo […] / Sede sempre cachoeira / A jorrar a vida inteira / O saber demais fecundo
Achismo – Sua tua opinião / Puro sal de um vão achismo / A julgar e pôr senão / No que sinto e não sofismo.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *