Cerimônia contou com a participação do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Área portuária no Centro de Santos, SP, será totalmente revitalizada
O Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) foi assinado, nesta segunda-feira (15), entre a Prefeitura de Santos e a COFCO International Brasil. O documento garante R$ 15 milhões para a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6 no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Segundo a Prefeitura de Santos, o termo vai custear parte das obras previstas no Parque Valongo e que serão realizadas pela COFCO. A previsão é de que as obras já comecem nesta semana.
Haverá a revitalização do armazém 4 e a implantação da área cultural e de lazer nos armazéns 5 e 6. O espaço entre os antigos armazéns será utilizado como a área aberta do projeto. A previsão é de que esta fase do Parque Valongo seja entregue até julho de 2024.
A cerimônia de assinatura contou com a participação do prefeito de Santos, Rogério Santos, do vice-presidente e diretor-gerente da COFCO, Wang Yunchao, do presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, do presidente da Comissão dos Portos e Aeroportos da Câmara Federal, o deputado Paulo Alexandre Barbosa e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, entre outros.
Ainda durante o evento, realizado onde as obras serão realizadas, foi assinada a liberação para a construção de uma passarela no local pela Autoridade Portuária de Santos (APS).
Márcio França participou de cerimônia para assinatura de termo que custeia parte das obras do Parque Valongo
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Parque Valongo
No início do mês, a Autoridade Portuária de Santos (APS) fez a cessão gratuita da área que abrigará o Parque Valongo para a Prefeitura de Santos. Trata-se do trecho entre a Rua Riachuelo e a Praça Antonio Telles, que contempla os armazéns 4, 5 e 6.
O projeto também contempla o armazém 7, de responsabilidade da APS, que deve ser destinado a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.
A Prefeitura de Santos fará consultas e audiências públicas para que a população e a sociedade civil participem do projeto. A primeira está prevista para o dia 31 de maio, às 19h, na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS).
Projeto Parque Valongo vai revitalizar armazéns do Porto de Santos
Marcelo Martins/Prefeitura de Santos
Sobre o projeto
Segundo a prefeitura, o Parque Valongo será uma área de contemplação, de atividades esportivas, de lazer e culturais. Ele ficará em área entre os armazéns 4 e 7, no trecho entre as ruas da Constituição e Riachuelo, no Centro, deve se tornar um espaço de lazer e convivência até 2026.
O projeto do novo parque público, que é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta entre o MP-SP e a SPA, com participação da administração municipal, prevê também que o armazém 4 seja integrado ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais, sob gestão da Prefeitura.
O armazém 7 ficará sob responsabilidade da autoridade portuária, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades. Já o espaço entre os armazéns 5 e 6, que já não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Autoridades assinam termo e garantem R$ 15 milhões para obras do Parque Valongo, em Santos
Bookmark the permalink.